RITMOS & SIGNOS
Cardinal, Fixo e Mutável: três ritmos que guiam as principais características de cada signo
ASTROLOGIA
Nayara Jarcem
10/2/20257 min read


Johannes Hevelius, 1687
Os ritmos zodiacais — cardinal, fixo e mutável — nasceram da observação ancestral dos ciclos da natureza e das estações do ano. Para os antigos o início das estações carregava a força cardinal, que abre caminhos e inicia movimentos. O auge das estações expressava a energia fixa, que preserva, estabiliza e sustenta. Já as transições, quando o clima muda e o ciclo se prepara para o novo, revelavam a natureza mutável, adaptável e fluida. Assim, esses três ritmos se tornaram pilares da astrologia, subdividindo os signos e definindo não apenas como cada um age, mas também como se relaciona com o tempo e a mudança.
SIGNOS CARDINAIS - Áries, Câncer, Libra e Capricórnio
Além da relação com o início das estações também está associado com os quatro pontos cardinais: norte, sul, leste e oeste e portanto tem como qualidade primordial o movimento e a direção. São signos que normalmente precisam de objetivo definido, foco e motivação para que a vida tenha sentido e por isso tem facilidade com liderança e de iniciar novos projetos.
As principais qualidades estão relacionadas a iniciativa e ação porque são movidos pelo impulso de começar; a liderança natural porque inspiram e guiam os outros com suas percepções e coragem; o dinamismo porque possuem muita energia para transformar ideias em realidade e dar forma ao que antes estava apenas no plano do desejo; e orientação para o resultado e por isso tendem a ser práticos.
Já as principais dificuldades estão associados a impaciência principalmente em terminar o que iniciaram ou seja, projetos inacabados ou deixados de lado são muito comuns. Quando a liderança fica desequilibrada tendem ao autoritarismo e ao controle por meio da imposição. A falta de constância também é característica comum no sentido de sentir muita animação, muito tesão em torno dos começos mas quando todo esse fogo apaga aquilo que inicialmente tinha tanto sentido vai perdendo o interesse.
Nesse sentido cada signo desse ritmo cardinal tempera essas qualidades com as suas gerando uma característica própria e refinada.
Áries por exemplo usa essa iniciativa em torno dos seus desejos, age com muita coragem, com muita vontade mas quase sempre se torna muito impaciente e ansioso pelos resultados.
Câncer por ser mais emocional age em torno dessa segurança, sempre criando um ambiente familiar, afetivo ou profissional que lhe dê senso de pertencimento e de aconchego, nessa busca por proteção pode ser possessivo, apegado e muito exigente com o seu entorno.
Libra por ser um signo essencialmente social tem muita iniciativa em torno das relações, tem facilidade para buscar a troca com o outro, iniciar conversas, relações formais, informais e afetivas mas tende a se desvalorizar e se anular na troca, geralmente pelo medo de ficar sozinho, de não ser querido ou ser mal interpretado.
Capricórnio age para materializar, é muito lógico e prático em seus objetivos e o tempo tende a ser seu maior aliado, sabe que o trabalho, as relações, a casa dos sonhos, o valor que quer ter no banco leva tempo e dedicação para ser construído e até tem certa paciência para isso mas tende muito ao pessimismo, a reclamação e ao fatalismo principalmente quando a vida não alcança as suas expectativas e idealizações.
Mas de uma forma geral os signos cardinais nos lembram que tudo precisa de um primeiro passo e os planetas e casas em que temos esses signos inflamam a nossa coragem para esses inícios tão necessários a vida.
SIGNOS FIXOS - Touro, Leão, Escorpião e Aquário
Os fixos estão associados ao meio das estações e por isso apresentam como característica principal a estabilidade. E assim como sentimos intensamente o frio no auge do inverno, o calor no auge do verão e a delícia do outono e da primavera em seu auge, essa mesma intensidade também permeia esses quatro signos. Por isso lidam muito bem com tudo aquilo que já existe mas pode ser aprimorado, melhorado, reorganizado. Em geral tem alta capacidade de estruturação, construção, manutenção e cultivo de reações, ideias, projetos e sentimentos.
Tem como fortes qualidades a persistência e a capacidade de manter o que foi iniciado sem desistir; o foco e a disciplina também os acompanha porque conseguem direcionar a energia de forma contínua, alcançando os objetivos a longo prazo. Já dizia Edi Rock "fidelidade e lealdade em nome do senhor" esse é o lema desse grupo porque são firmes nos seus vínculos, constantes nas relações que acreditam. E junto de tantas qualidades tem a questão da profundidade, tudo o que fazem, pensam e sentem vem com uma complexidade de questões, nada é superficial quando estamos falando dos fixos.
E como tudo nessa vida é dual, junto dessas qualidades temos outra lista de desafios próprios desse grupo como a rigidez porque a mesma estabilidade que fortalece também pode ser traduzida como teimosia, como um senso de orgulho tão grande que reluta ou demora muito tempo para admitir erros ou mudar de rota mesmo quando a vida grita por essa necessidade e aqui podemos entender como uma característica elemental do apego. E por último mas não menos importante a lentidão para os novos inícios, pois preferem agir quando veem as garantias de que seus passos serão amparados no futuro.
E como cada signo desse ritmo lida é muito particular.
Touro é aquele que mantém e acumula bens, pessoas, afetos, tem muita paciência nas relações, sabe preservar e é muito confiável mas são muito lentos na ação, em especial quando a vida grita por mudanças, passam muito tempo em uma mesma questão e tem muita dificuldade em deixar velhos hábitos.
Leão cria, mantém e expressa sua identidade, precisa viver conforme seu ritmo e gosto e não tem medo ou vergonha de se auto afirmar, de expressar o que pensa, como entende a vida, aliás existe muito prazer nisso mas tende a ser muito teimoso e orgulhoso quando é contrariado ou questionado sobre seu jeito, suas ideias e a forma como decide viver sua vida.
Escorpião mantém e preserva as emoções, as boas e as ruins. Pode passar anos, uma vida inteira, sentindo a si mesmo e aos outros da mesma forma porque há muita dificuldade em superar emocionalmente acontecimentos desafiadores da vida, como se tudo estivesse marcado na pele como tatuagem. E na mesma proporção quando se afinizam por alguém isso também é forte e presente por um longo tempo.
Aquário mantém e defende suas ideias, preserva opniões e se aprofunda intelectualmente no que acredita mas tende a cegueira diante de novas perspectivas e ao isolamento quando não se sente compreendido pelo outro.
Os signos fixos nos lembram que a vida não se sustenta apenas de começos ou adaptações: é preciso constância e um bom enraizamento para que algo floresça plenamente. São eles que dão forma, estrutura e durabilidade ao movimento iniciado pelos cardinais e transformado pelos mutáveis. Os planetas e casas que tem os fixos como protagonistas nos ensinam quais setores devemos ser mais estáveis e estruturados.
SIGNOS MUTÁVEIS - Gêmeos, Virgem, Sagitário e Peixes
São associados as mudanças de uma estação para a outra e por isso tem como principal característica a adaptabilidade. Sabe aquele clima instável que prenuncia sempre o fim e o início de um novo momento, essa característica também acompanha esses signos e por isso estão de alguma forma sempre alterando a realidade ou sendo alterados por ela. Por essa característica são mais tolerantes, versáteis e sociáveis.
Tem como qualidades principais a flexibilidade em lidar com as mudanças da vida e se adaptar ao que chega até eles, transitam muito bem em ambientes que contém diferentes interesses, ideias, expressões e formas de se relacionar. Tem uma tolerância admirável a tudo aquilo que é diferente do seu mundo e das suas crenças e tem uma sensibilidade muito latente por isso sempre captam nuances e sutilezas que tendem a passar despercebidas pelos outros. Sua capacidade de enxergar múltiplos lado se torna vantagem para conciliar diferenças, abrir diálogos e mudar a própria vida.
Todas essas qualidades quando mal gerenciadas podem gerar muita instabilidade, oscilando o tempo todo entre caminhos sem manter firmeza em suas escolhas. A dispersão vem desse mesmo ponto e de uma dificuldade imensa em manter o foco em uma questão por vez. Indecisão, hesitação e excesso de adaptação pode gerar muita dificuldade em assumir uma posição definitiva na vida.
Gêmeos tem muita facilidade em alterar o que aprendeu em prol de suas próprias experiências, muda de ponto de vista e de rotina sempre que lhe é necessário mas podem se tornar muito superficiais em suas escolhas, pulando de galho em galho o tempo todo.
Virgem por ter um olhar muito direcionado ao erro e aos defeitos tem alta capacidade de mudar/alterar o mundo concreto na intenção aperfeiçoa-lo, por isso tendem a ter regras, sistematizações, pequenas leis e manias que são sempre adaptadas ao ambiente em que vivem mas essa capacidade quando desequilibrada gera muita crítica a si mesmo e aos outros.
Sagitário alteram as ideias e as filosofias de vida para se expressar melhor, crescer, alcançar mais, ser mais justo e coeso com sua vida mas tende a não sentir as suas conquistas, no mesmo momento em que as alcança perde a satisfação do desejo e cria outro maior e mais inalcançável do que a último.
Peixes são empáticos, intuitivos e muito cuidadosos, tem uma capacidade de ler o campo sutil de qualquer ambiente ou pessoa de uma forma única mas quando isso é desorganizado internamente tendem a confusão e a profunda dificuldade em discernir o que é seu e o que é do outro.
Os signos mutáveis nos recordam que a vida é feita de movimento e transformação. São eles que trazem a leveza de soltar o que já cumpriu seu papel, preparando terreno para os novos começos. Os planetas e as casas em que estão esses signos nos indicam onde devemos ser mais adaptáveis e fluidos na vida.
