O IMPERADOR
Características centrais e gerais sobre esse arcano maior
TAROT
10/27/20251 min read


O Imperador é simbolizado pelo número IV e por isso detém em si as características de estabilidade, solidez, reinado (por caracterizar a alta hierarquia da sua posição), boa situação financeira, previsibilidade de ações e confiabilidade.
Nos diz sobre autoridade, figuras paternas, leis, locais fixo e homens de poder. Assim como são quatro pernas que mantém uma mesa estável, essa característica também permeia a estrutura desse arcano maior. O Imperador e seu império só cede por uma grande revolução. Porque ele representa aquilo que é estabelecido, fortalecido e estruturado por um longo período.
Nos arcanos mais antigos, a águia que fica no escudo aos pés do Imperador incuba um ovo - denotando que apesar das estruturas rígidas há espaço para o novo e que é, em algum nível, distante, inconsciente, receptivo e mutável. Nos arcanos mais recentes esse detalhe foi apagado, esquecido ou ignorado.
Sua mão esquerda (receptividade) é menor do que a direita (reatividade) fortalecendo ainda mais a ideia de que aqui as percepções são muito mais objetivas do que subjetivas. Sua realidade lhe obedece, ele é senhor de seu território, de seu corpo, de seu intelecto e de suas paixões. Na mão direita, grande e ativa, ele segura firmemente um cetro que indica que ele se apoia nas leis cósmicas e faz com que sejam seguidas. E ele olha para o seu objeto de poder indicando que está ciente da sua própria força e autoridade.
Em uma leitura esse arcano vai falar sobre as condições estáveis daquela situação, pode indicar as figuras de poder, um pai, sobre percepções vistas do ponto de vista racional, concreto e objetivo. Quase sempre indica uma pessoa que não vai mover, que está estabelecida em seu ponto de vista, que tem uma personalidade previsível, teimosa e até um pouco antiquada das coisas.
