O EREMITA

ARCANO MAIOR DO TAROT, SIMBOLOGIA, SIGNIFICADO E REFLEXÕES

TAROT

10/2/20252 min read

O Eremita sempre foi um arcano muito interessante, misterioso e magnético - como se tivesse a resposta que eu preciso para uma pergunta que ainda não fiz.

O 9 que representa o número da carta já nos traz algumas informações sobre esse arcano. Existe uma finalização em curso, uma maturidade que alcançou seu auge, uma sabedoria das experiências passadas que nos servem como guia para o momento que vai se apresentar. Mas para além das questões temporais de passado e futuro é um arcano que nos diz que as respostas que procuramos já estão aqui, na nossa frente, em nossas mãos, naquela intuição que grita no coração e naquela sabedoria que a gente tem sem perceber.

  • SÍMBOLOGIA ARQUETÍPICA

O eremita representa a passagem pro desconhecido e em uma leitura pode simbolizar sabedoria, paciência e confiança ou estado de profunda crise, solidão esentimento de confusão.

Isso porque a figura do homem velho na carta está sob a escuridão, andando sozinho, tendo como guia sua lamparina e seu cajado.

  • A figura do homem está sob a escuridão, andando sozinho, tendo como guia sua lamparina e seu cajado.

  • A lamparina simboliza o conhecimento e experiência adquiridos que servem como guia para o caminho, mesmo que indefinido, que se apresenta a frente.

  • O homem está completamente coberto com camadas de roupas que se sobrepõe e isso indica tanto um ambiente frio, difícil e desconfortável  que ele atravessa quanto as camadas de sabedoria que acumula em sua trajetória. A própria postura envergada, corcunda também reforça a ideia de "peso das experiências" e as memórias do passado.

  • As três rugas na testa indicam atividade mental, simbolizando que há um longo processo de racionalização do que aconteceu. O olhar fixo adiante reforça ainda mais esse sentido de reflexão, re-memorização e lembrança ativa.

  • O cajado vermelho se assemelha ao arcano do louco (que carrega um cajado amarelo) porém aqui ele está vermelho indicando que o caminho já foi percorrido e que é nessa experiência vivida que ele se apoia.

  • O manto azul o associa com as características lunares e indica receptividade, humildade diante da situação que se apresenta, aberto as possibilidades que estão por vir.

  • E a cor verde, que nas tradições sufi e cabalistas, simbolizam a eternidade, indicando na minha percepção que talvez não seja mais necessário tanta pressa porque tudo está onde deveria estar.

Em francês, L'heremite é escrito com H e faz associação a Hermes que dentre tantas características é o elo entre o visível e o invisível, no caso do Eremita entre o passado vivido e o futuro incerto que se apresenta a frente. É o espírito da travessia, aquele que mesmo sem saber já detém o caminho em si, só precisa trilha-lo.