LUA EM LIBRA

Características gerais e centrais sobre esse posicionamento no mapa astral

ASTROLOGIA

10/27/20252 min read

Delicadeza, elegância e simpatia são as características principais dessa Lua. Aqui a necessidade emocional se concentra quase que totalmente no outro e por isso quer ser "querida", aprovada e aceita pelo outro. Claro que todos nós, seres humanos, somos sociais e precisamos pertencer, mas quando a Lua está Libra essa necessidade fica desequilibrada.

Essa dependência emocional gera insegurança, autoestima muito volúvel e quase sempre baseada no temperamento do outro com quem convive mais intimamente e pouca confiança em si mesma.

Se está em um ambiente desconhecido mas sente que é tratada bem, acolhida, percebida fica bem e feliz. Mas se por acaso percebe que o outro a trata com indiferença ou é mais rude em palavras e ações já se sente rejeitada, mal, achando que há algum defeito em si mesma e que precisa ser "consertada". E esse processo, que se constitui lá na infância, a persegue na vida adulta.

E por esse comportamento é o tipo de pessoa que ninguém sabe muito o que está acontecendo, fica difícil decifrar se a pessoa está com raiva, triste, feliz, porque toda emoção que ela julga como feia, inadequada ou exagerada é suprimida, disfarçada e camuflada. Quanto mais depende da aprovação do outro, mais perfomática essa pessoa se torna.

Por fora fica um pouco essa áurea de pessoa calma, polida, serena, fácil de lidar e de agradar e por dentro fica um sentimento de desespero, raiva e medo de ser abandonada, rejeitada e julgada.

Também tem a tendência de questionar a validade dos próprios sentimentos, reduzindo-os a análises constantes, distorcendo o que sente, menosprezando as próprias percepções e acatando o que o outro percebe daquela situação. Como sempre acha que o está sentindo é feio, exagerado ou inadequado - desqualifica, ignora e suprime as próprias sensações.

Por ser regida por vênus, precisa estar em lugares bonitos, com gente bonita, elegante e de alguma maneira fácil de lidar também. É o tipo de pessoa vaidosa, que zela pela bela aparência - essa busca de alguma forma traz conforto emocional e sentimento de que tudo está ordem e portanto, tudo está sob seu próprio controle.

Por ser um signo de ar, o social, as trocas, as conversas, as amizades e até mesmo o próprio trabalho precisa envolver gente e todo tipo de espaço fluido que lhe permita viver isso. Então é a pessoa que gosta de estar em inaugurações, exposições, cursos ou trabalha diretamente com gente.

É muito necessário para o próprio amadurecimento emocional buscar a independência, estabelecer seus valores pessoais a partir da sua própria experiência e se posicional quando algo te fere. Quando se conecta e valoriza sua próprias emoções, mesmo as que considera feias e condenáveis, tem a capacidade de se conectar e valorizar com as emoções do outro com integridade, responsabilidade e compaixão.

Robert McGinnis, 1926