LUA EM CÂNCER
Características centrais e gerais sobre esse posicionamento no mapa astral
ASTROLOGIA
10/2/20252 min read


Em câncer a lua encontra sua morada, sua expressão fica muito forte e as tendências lunares se tornam muito presente naqueles que tem essa configuração no seu mapa. As emoções são vividas de forma profunda, intensa e atemporal - o que significa que nem sempre elas venham em ordem cronológica dos fatos mas sim que flutuam, mudam, despertam e diminuem de acordo com as interferências do dia, do ambiente, do contexto e da fase que a pessoa está vivendo.
As questões vivenciadas na infância aqui tem um peso diferente, seja porque desperta uma curiosidade mais acentuada ou porque a reprodução de padrões infantilizados fica extremamente perceptível nas ações de quem tem essa configuração.
As variações lunares se espelham nas variações de humor, que por sua vez ficam muito evidentes na forma de se expressar e no rosto da pessoa. O humor oscila muito durante o dia porque qualquer olhar, gesto ou conversa alteram a forma como a pessoa se sente e percebe aquele ambiente ou situação.
Necessita e busca constantemente por segurança em todas as suas relações e quase sempre projeta aspectos vividos na infância com aqueles que conhece na vida adulta. O que indica que quanto mais integrada são suas questões sobre o próprio passado infantil mais saudáveis se tornam as suas relações com o mundo externo, consigo mesma e com aqueles que fazem parte da sua vida diária, afetiva e emocional.
Isso porque em desequilíbrio é o tipo de pessoa que dá muito poder ao outro e tenta a todo custo se encaixar as expectativas que eles tem sobre você. As vezes a pessoa se vê muito pequena, muito distorcida e sem controle sobre a narrativa da própria vida, delegando seus problemas a vida profissional, aos problemas financeiros, aos relacionamentos tóxicos, ao pai, mãe, aquele colega que envergonhou quando tinha cinco anos na escola e por aí vai... E quando abre mão do seu poder além de tirar a sua própria responsabilidade diante da vida fica empacada em um lamúrio sem fim, sempre na defensiva, na esperança que algo externo mude para que sua vida também mude. Mas quando a mudança chega aparecem outros culpados, outras questões insuperáveis, porque se não há mudança interna não há cristo que morra para que seus problemas acabem.
Quando há integração, responsabilidade consigo mesma, tomada do seu próprio poder pessoal aí a pessoa fica gigante, imbatível, sábia, amorosa e extremamente generosa com o seu afeto. Porque uma coisa não se pode negar, quem tem a lua em câncer (em especial de júpiter está bem aspectado) tem muito amor para doar e transformar qualquer cenário da sua vida. Essa característica se estende aos vínculos que tendem a ficar cada vez mais profundos e alinhados com aquilo que busca e almeja.
Artist’s Wife, 1829 - Rudolf Julius Benno Hübner
