A PAPISA

Características gerais da papisa

TAROT

10/9/20251 min read

A Papisa é representada pelo número 2 na sequência dos Arcanos Maiores. É a primeira figura feminina da sequência e aparece sentada, completamente vestida como se estivesse aguardando, refletindo, esperando, gestando e analisando.

Frequentemente é vista como uma figura iniciática, virgem, pura, imaculada e misteriosa. Foi associada muitas vezes a figura da Virgem Maria e de Ísis, revelando fecundidade, transformação e portanto os momentos de espera em que a semente é plantada, germinada e preparada.

Sob seu chapéu há quatro pontos, representando os quatro pontos cardinais. Sua consciência está ligada a matéria e ao próprio corpo dela. O livro que ela tem nas mãos indica conhecimento, o estudo e também tem relação com as sagradas escrituras, porém, uma vez que ela não está lendo, podemos deduzir que o volume aberto diz sobre ela mesma, sobre as experiências das quais ela analisa, pondera e espera. Ela está em depuração.

Numa leitura ela pode indicar a mãe, a avó ou uma figura feminina que transmitiu um ideal de pureza ou muita frieza. Pode indicar falata de libido e sexualidade ou no seu aspecto positivo é a sacerdotisa, a figura feminina espiritual que guia, eleva e ensina. Mas quase sempre evoca a ideia de espera, algo ainda não foi completamente assimilado, percebido, refletido.

Também tem forte relação com a intuição, com os saberes femininos, com a paciência e discrição

Em uma disposição negativa ela pode significar frigidez, rigidez, castração e passividade.