A LUA EM ÁRIES
Características centrais e gerais sobre esse posicionamento no mapa astral
ASTROLOGIA
Nayara Jarcem
10/2/20252 min read


As qualidades da lua e as de áries não são tão familiares e por isso a tendência é dissimular, camuflar ou até mesmo ignorar os sentimentos profundos de insegurança e fragilidade. Até mesmo a introspecção é evitada, porque estar sozinha e consigo mesma gera medo.
Por estar sempre em movimento faz o que quer, como quer e na hora que bem entender sem dar tanto ouvido a conselhos e sem paciência para consultar a disponibilidade do outro nos seus projetos, desejos e necessidades. É desse sentimento que vem a facilidade para independência e a facilidade em ocupar cargos que exijam liderança, orientação ou que possam ser feitos com mais liberdade sem tantas necessidades de consultas de terceiros.
Os desafios mais constantes dessa Lua é a dificuldade em lidar, olhar, encarar e se aprofundar nos próprios sentimentos para além dos desejos. Quase sempre age no impulso do querer, atropelando fases necessárias da vida como o luto de um ciclo para o outro ou mesmo a germinação apropriada de processos fundamentais da vida. Quando vem a sobrecarga emocional a tendência é fugir, ignorar, fingir que aquele problema enorme que toma a cabeça durante as primeiras horas do dia ou o momento anterior ao sono não existem e o corpo somatiza com dores de cabeça, inflamações, baixa imunidade, furúnculos, espinhas, enxaquecas e outros problemas dessa ordem. É quase como se o corpo implorasse para uma pausa para administrar os problemas emocionais ignorados. Tem a ilusão e a ingenuidade que o movimento massivo e constante possa ser um fator de resolução interna.
Outro ponto é a resistência a intimidade nos relacionamentos, não a intimidade física ou mental mas a comunhão genuinamente emocional. E se há muita dificuldade em se perceber com profundidade também encontra dificuldades da mesma ordem e do mesmo nível para compreender e se conectar com o outro.
O caminho para o amadurecimento emocional exige observação e respeito as próprias necessidades afetivas e isso implica em encarar traumas, o passado, os medos, as mágoas, avançando nesse processo de autoconhecimento com paciência e perseverança.
Não há como falar de áries sem mencionar a necessidade de movimento própria dessa signo. É um sentimento de que tudo está atrasado e por isso tem pressa e com a pressa vem a agitação, a ansiedade, a necessidade de ter todos os seus desejos supridos no momento em que eles são despertos.
Nada de monotonia, lentidão e passividade porque são pessoas que tem um espírito muito independente para ficar paradas, esperando que a vida se abra para que elas se movam. Quase sempre há um desafio interno, um sentimento de que precisa ser mais, ser melhor, ir além ou provar a alguém que as desafia constantemente que elas conseguem atingir aquilo que nem mesmo sabem o que é. E assim dão os primeiros passos, rasgam os véus que as seguram naquela realidade ou naquele sentimento de insatisfação.
Love’s Shadow, 1867 - Frederick Sandys
